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Como divulgar minha empresa utilizando o WhatsApp

2019-07-24T14:24:50+00:00

Como divulgar a minha empresa utilizando o WhatsApp


Chamadas via WhatsApp, WhatsApp Grupo, WhatsApp Status, WhatsApp Business… Com todos estes recursos o WhatsApp não é mais apenas uma maneira conveniente de se comunicar com seus amigos e familiares. Ele rapidamente se tornou a melhor maneira de discutir negócios com seus colegas de trabalho e pode alavancar suas vendas.
O WhatsApp substituiu todos os outros aplicativos de bate-papo, mas é muito importante não ser invasivo ao utilizar o aplicativo em seus negócios.
A maioria das mensagens do WhatsApp são lidas pelo destinatário. Isto quer dizer uma taxa de entrega de quase 100%. É importante lembrar que as pessoas têm a expectativa de que suas mensagens sejam lidas e respondidas, isso vale pras suas mensagens pessoais e mais ainda para as mensagens que você receber de seu cliente quando você disponibilizar o WhatsApp de sua empresa como canal de comunicação.
O WhatsApp já é para a maioria das pessoas a primeira coisa que se verifica toda manhã, e a última coisa que se checa toda noite. Ele substituiu o Facebook, em muitos aspectos, o que é irônico, já que é de propriedade do Facebook.
Então, ciente do potencial do aplicativo, você planeja usar o WhatsApp como um novo canal para enviar ofertas incríveis? Você deve ter alguns cuidados. Sua mensagem pode ser considerada um spam, ninguém gosta de spam e as políticas de uso do WhatsApp proíbem a prática de envio de spam aos usuários. (https://www.whatsapp.com/legal?eea=1#terms-of-service)

Em consequência da politica severa do WhatsApp em relação ao envio de spam, o aplicativo é relativamente livre deste tipo de mensagem. É exatamente isso que pode significar sua eficácia como ferramenta de vendas. Aqui estão algumas maneiras de usar o WhatsApp em seus negócios sem ferir as regras de uso vigentes.
Nesse artigo, salientamos como se comunicar com seus clientes no WhatsApp e destacamos sobretudo o que você não deve fazer ao utilizar esse aplicativo pra se comunicar com seu público.

Falaremos aqui sobre:

1 – Grupos de Clientes
1.1 – Como um grupo pode te ajudar a vender mais
Como vender pelo WhatsApp?
1.2 – Como criar um grupo de clientes
2 – Broadcast: Mensagens em massa
2.1 – Como o Broadcast pode te ajudar a vender mais
2.2 – Como enviar uma mensagem via BroadCast
3 – Status do WhatsApp
4 – Atendimento ao cliente via WhatsApp
Conclusão

1 – Grupos de Clientes

1.1 – Como um grupo pode te ajudar a vender mais

Se você vende um produto dedicado a ajudar seus clientes em seu cotidiano, talvez faça sentido criar um grupo de apoio para eles usando o WhatsApp.
Aqui estão as regras para este tipo de grupo:
As pessoas têm que indicar que querem se juntar a este grupo. Você não pode simplesmente adicioná-las.
Você deve evitar mensagens comerciais nesse tipo de grupo. O simples fato de você ter criado esse grupo útil é bom o suficiente para criar uma sensação de confiança e identificação. É esta identificação que o cliente estabelece com sua empresa ou produto que lhe ajudará a vender mais. Lembre-se, isso é tudo sobre como criar afinidade com o seu público.
Você vai, naturalmente, como por todos os canais de mídia social, ter 10-20% do grupo ativamente conversando, 50-60% à espreita (lendo, mas não comentando) e 10-20% permanentemente irritado com o nível de conversação enchendo sua caixa de entrada. Você precisará gerenciar os comunicados excessivos, tornar as regras claras, dar avisos às pessoas que violarem as regras (primeiro de maneira privada) e remover as postagens negativas.
É aconselhável ter um moderador no grupo, especialmente quando o grupo atingir o ritmo máximo, já que pequenos conflitos entre os envolvidos no grupo podem aumentar rapidamente se forem deixados por muito tempo de lado, e isto pode manchar a imagem de sua empresa. O monitor pode postar conteúdo útil, moderar os diálogos garantindo a aderência do conteúdo ao tema do grupo, fazer perguntas para manter as conversas fluindo, enviar informações que seu cliente julga de relevância ao seu cotidiano e bem-estar… basta lembrar que o WhatsApp é mais invasivo do que outras plataformas e você sempre corre o risco de enviar spam para os usuários.
Quando você tiver esses grupos, você pode dividi-los em cidades e organizar encontros, o que é outra ótima maneira de envolver sua marca, não invasivamente, em suas vidas, criando lealdade. (https://www.digitalvidya.com/blog/whatsapp-marketing-campaign/)

1.2 – Como criar um grupo de clientes

Criar um grupo é uma tarefa simples, veja o passo a passo em quatro etapas:
a) Clique nos “três pontos” no canto superior direito do seu Whatsapp.

b) Selecione a Opção “Novo Grupo”

c) Ao clicar nesta opção, selecione os contatos que devem integrar o grupo;

d) Dê ao seu grupo um nome e imagem que façam lembrar sua empresa e pronto! Você já pode interagir com seus contatos em grupo.

2 – Broadcast: Mensagens em massa

Você pode enviar para todos os seus contatos conteúdos sucintos e expressivos, como alertas de promoções, felicitações em datas comemorativas ou informações que interessem de modo particular ao cliente. Mas é importante se atentar para um problema: é impossível pensar em algo em que todos da sua lista de endereços estejam interessados. Organize seus contatos em tipos. Você pode inserir uma palavra na frente do nome de alguns contatos que lembre o tipo de conteúdo que lhes interessa, por exemplo, supondo que você tenha uma loja de vestuário que venda peças femininas, masculinas e infantis, você pode inserir “kids” na frente dos nomes das mães que querem receber informações sobre o catálogo infantojuvenil. Dessa forma, seus contatos serão classificados automaticamente por tipo, facilitando a seleção dos destinatários da sua ótima mensagem.
Mas o Whatsapp não proíbem mensagens promocionais? Aí está um ponto fundamental, você deve ter a certeza de que o receptor da mensagem tem interesse nela e/ou te conhece com um nível de intimidade que não te bloqueará. (ex.: mesmo que sua mãe não esteja interessada na última promoção do seu e-commerce, é improvável que ela te bloqueie ou denuncie).

2.1 – Como o Broadcast pode te ajudar a vender mais

O WhatsApp lhe dá a opção de enviar uma mensagem em massa para todas as pessoas em seu catálogo de endereços de contatos. Acompanhe o passo-a-passo:

a) Selecione algum arquivo de seu celular, basta clicar no arquivo.

b) Com o arquivo selecionado, você terá três ícones no canto superior direito, selecione o primeiro, à esquerda da lixeira, este ícone abrirá as opções de compartilhamento.

c) Clique no ícone do WhatsApp para acessar os contatos para seleção.

d) Basta selecionar os contatos e clicar a seguir em enviar mensagem.

3 – Status do WhatsApp

O WhatsApp Status oferece a opção de criar atualizações curtas e descartáveis ​de conteúdo, dando aos seus contatos uma outra maneira de interagir com sua vida ou com sua marca. Para que seus clientes vejam seu status, você precisará ser um número de contato salvo em seus telefones. O cliente só acessa seu status se quiser, isto torna o status a forma menos invasiva de informar suas promoções e ofertas sazonais

Incentive os clientes a adicionar o número do celular em seus telefones para manterem-se atualizados com seus ultimos produtos e criações, com suas últimas ofertas e promoções.

Seja criativo: Use o Status em competições e dê prêmios ao cliente

Todos adoram brindes, portanto, muitos adoram também competições e seus prêmios. Você pode usar o Status para postar competições e enviar uma mensagem de transmissão dizendo aos seus clientes e clientes em potencial que atentem para as atualizações de status da sua marca e pode usar as atualizações de Status como parte de jogos que vão premiar seus clientes com prêmios e fortalecer o nome de sua marca.

Compartilhar um Status via WhatsApp não é nenhuma tarefa complicada. Este é um recurso bem intuitivo como os demais no aplicativo. Este é um passo a passo bem simples:

a) Você sempre verá a tela “Conversas” ao iniciar o aplicativo, nesta tela principal você acessa as conversas já iniciadas com seus contatos, no canto superior, ao lado do botão “Conversas”, você terá a opção “Status”.

b) Clicando em “Status” você terá acesso às atualizações recentes de seus contatos, o que bem pode servir para auxiliar a mapear interesses de seu público alvo e, o mais importante, no canto inferior esquerdo você tem dois ícones, uma câmera e um lápis.

c) Clique no ícone da câmera para adicionar imagens da memória de seu celular em seu Status, você pode compartilhar fotos ou vídeos de até 30 segundos.

d) Clique no ícone do lápis para escrever mensagens curtas aos seus contatos.
Compartilhar um Status via WhatsApp não é nenhuma tarefa complicada. Este é um recurso bem intuitivo como os demais no aplicativo.

e) Você também pode publicar seu primeiro Status apenas clicando em “Meu Status”. Todo Status publicado estará disponível para visualização aos seus contatos por 24 horas.

4 – Atendimento ao cliente via WhatsApp

O WhatsApp também pode servir como canal de relacionamento, dando atendimento ao cliente e substituindo bem um call center, com mais eficiência e menores custos. O WhatsApp também pode ser usado como um canal para os clientes apresentarem seus elogios, sugestões e reclamações. Sempre dê resposta aos clientes, ele precisa saber que está sendo ouvido.

Crie um número de celular exclusivo para sua empresa para gerenciar mensagens do WhatsApp.
Carregue o WhatsApp Web e conecte seu telefone seguindo as instruções. O WhatsApp Web permite que você gerencie o WhatsApp no ​​seu navegador, o que é muito mais fácil do que usar um telefone para digitar. Com o WhatsApp Web você se verá economizando tempo e reduzindo erros.
Você pode descobrir que nem sempre é bom estar acessível 24 horas por dia em seu dispositivo móvel. Alguns clientes esperam uma resposta imediata, mesmo nos finais de semana. A equipe de sua empresa deve estar preparada para se revezar no aplicativo para não deixar nunca o cliente por muitas horas sem resposta. (https://www.sparkcentral.com/blog/whatsapp-customer-support-game-changer/) .

Conclusão

O WhatsApp pode ser um canal muito interessante para divulgação do seu produto ou serviço. Se você possui um e-commerce ou site, existem ferramentas profissionais que seguem todas as regras da política de uso do Whatsapp e auxiliam você a vender mais por meio desse poderoso canal. Uma recomendada é o iFlip, sobre o qual você pode saber mais nesse link iFlip

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