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Cinco razões para criar um catálogo digital em 2019

2019-07-24T14:35:30+00:00

 

Cinco razões para criar um catálogo digital em 2019


O catálogo online  tem se tornado uma estratégia para venda direta muito utilizada pelas empresas.

O contato instantâneo que o cliente tem com os produtos e a compra imediata online estão fazendo muitos vendedores e revendedores lucrar acima da média.

Empresas que tem o plano de negócios voltado para venda direta e grande faturamento através das revendedoras e utilizam o catálogo como uma de suas principais estratégias de vendas, como a Natura, Boticário e Avon já perceberam que não é sempre necessário o contato presencial para apresentar o produto, afinal, as clientes conseguem olhar o catálogo em um simples clique.  

Em entrevista com a Época Negócios, a Avon afirmou acreditar que “o relacionamento é o principal elo do negócio da venda direta, por isso o e-commerce deve sempre estar associado ao trabalho das revendedoras”.

O catálogo pode ser utilizado também por empresas que não tem revendedoras como é o caso de diversos varejistas.

Saiba as 5 razões para inserir o catálogo digital em sua empresa:   

1 – Redução de custos com catálogos físicos

Como muitas empresas sabem, todo material impresso têm gastos muito maiores que o digital, e não somente os catálogos estão sendo substituídos, como a maioria das propagandas e materiais de vendas.

Todos os gastos desnecessários podem se tornar investimento: se sua empresa gasta em média R$ 1000,00 por mês com impressão, quanto isso representaria no final de um ano? Além do fato de ser um peso extra para os vendedores externos e muitas vezes desnecessário.

Você pode trocar o papel e otimizar o tempo dos seus vendedores, diminuindo os gastos da sua empresa!

2- Lifestyle x compra comparada

Compra comparada:

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)  mostrou que, no momento da escolha pela compra “o principal fator influenciador é preço, citado por 60% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o frete grátis, mencionado por 39%” A facilidade que a internet oferece em questões de busca e comparação de produtos tornou o mercado dos negócios em um campo de batalha de preços, e os clientes são os decisores de quem vence.

Por esse motivo as empresas que entram nesta guerra de comparação acabam vendendo a preço de banana e perdendo nas vendas. Não parece mais interessante achar outra estratégia de atração?

Lifestyle:

Lifestyle é o estilo de vida do consumidor, as empresas que conseguem definir qual é o lifestyle do seu público alvo conseguem agregar valor à marca e então levar para o mercado um produto em que o elemento de decisão na compra será a qualidade e não o preço.

O status que algo pode trazer para o consumidor e a qualidade do produto oferecido ou serviço prestado são diferenciais com forte poder de atração.

O catálogo digital, além de facilitar a vida do vendedor e influenciar a compra por impulso dos clientes, agrega valor à marca e a torna bem vista aos olhos dos consumidores. Assim, a marca pode utilizar a qualidade, tecnologia e facilidade de venda para criar o elemento decisivo à compra.

3 – Vendas Mobile  

Em uma pesquisa feita pela SPC Brasil , 74% dos brasileiros usam o Smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra na internet. Isso quer dizer que estes compradores se valem de aparelhos mobile para pesquisar produtos e serviços (32%), comparar preços (28%) e fazer pagamentos (14%). Apenas 24% dos entrevistados afirmam não contar com o auxílio do celular nas compras que faz online. Além disso, 33% revelaram encarar o Smartphone como principal ferramenta de compra na internet, utilizando-o para concluir todo o processo, desde a pesquisa até o pagamento.

A nova geração de consumidores não quer ter que esperar chegar em casa para acessar o computador ou notebook para fazer uma compra ou ir em uma loja física, isso demanda tempo. Com o celular as pessoas compram de onde elas estiverem, em qualquer momento em qualquer situação. Os celulares se tornaram uma necessidade básica do ser humano, e empresas que apostaram em catálogos não podem perder a oportunidade de vender ou apresentar seus produtos pelo celular.

Um modelo de produto que pode integrar catálogo e Whatsapp é o Catálogo Whats, que conecta o catálogo com o e-commerce, equipe de vendas ou com os revendedores, potencializando as vendas. O cliente pode acessar o catálogo e escolher os produtos, sendo encaminhado por geolocalização para revendedora ou loja mais próxima.

     

4 – Integração com redes sociais

Existem cerca de 7,6 bilhões de pessoas no mundo. Desse total, 4 bilhões (53%) têm acesso à internet; 3,1 bilhões (42%) são usuários ativos de redes sociais; 2,9 bilhões (39%) usam as redes sociais pelos seus dispositivos móveis, especialmente os smartphones. Os números são do relatório da Hootsuite do We Are Social (fonte).

Então, se tornou basicamente obrigatório se você quer vender ou ser conhecido estar em pelo menos duas redes sociais.

No caso do catálogo, a principal rede é o WhatsApp por estar conectado diretamente a ele e facilita sua comunicação com o cliente, mas nada impede de enviar o link do catálogo da empresa pelo Facebook, Instagram, Twitter… seja qual for a rede que mais agrada ao seu público alvo. Quanto maior a quantidade de pessoas atingidas, maiores serão as chances de finalizar as vendas.

5 – Chame o cliente para sua loja

O catálogo facilita ainda mais a vida do vendedor por ter essa capacidade de chamar o cliente, quando ele escolhe um produto dentro do catálogo ele é encaminhado para revendedoras, lojas ou franquias mais próximas com uma integração feita com o Waze ou Google Maps. Você agrega ainda mais a sua marca quando dá esse tipo de qualidade pro seu cliente. Quer conhecer mais sobre o Catálogo Whats? Clique aqui e veja alguns exemplos de catálogo.

Fabio Oliveira

Expert Agile Project Manager and product owner with deep knowledge and experience in Agilemethodologies, applied to deliver high quality, timely and under budget products.

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